Mais um Xiloscópio com o Arduino. Porquê?
Em primeiro lugar porque me apeteceu...
Comecei a brincar há uns meses com o Arduino, e com o aumentar das complexidade das experiencias, o multimetro começou a mostrar as suas limitações.
Como estamos em crise, ainda não tive "tempo" para comprar um, nem daqueles em kit que custam uns 50 euros. por isso resolvi pesquisar na net coisas baseadas no Arduino.
Pois é, como analisador lógico até me satisfaz, mas como osciloscópio... Só um é que eu gostei, uma coisa muito bem feita que trabalha em LINUX.... LXARDOSCOPE, espectacular... Mas a minha vida está toda feita em Windows e sou demasiado preguiçoso para aprender agora LINUX. O meu Q.I. até é razoavel mas manifestamente insuficiente para perceber LINUX... Admiro os homens e mulheres do LINUX, falo a sério, sem quaisqueres ironias, mas estou velho e cansado para mudar de filosofia.
Então resolvi desenvolver mais o meu Arduinês, fazer umas pesquisas no meu VB, cozinhar uns circuitos na minha electrónica.
e... Bom vou contar-vos como foi...
Tamanho real na galeria de fotos
Especificações iniciais:
Analisador lógico de 6 canais. 2 Modos - Modo Real, Modo de Amostragem.
Osciloscópio de 2 Canais.
Analise desde CC a 20 KHz
Modos - 1 Canal A ou B, 2 Canais
Modos - Tempo Real, Modo Amostragem
Regulação do nivel ZERO independente para os dois canais.
Regulação de Ganho independente para os dois canais.
Regulação de atraso.
Função Trigger.
Truques a usar:
Aumentar a velocidade de transmissão Série ao máximo com erros toleraveis. (BAUD RATE)
Aumentar o numero de amostragens das portas Analógicas mexendo no prescaling delas (16 versus 128).
Arduino Overclocking?! Vou testar isso! Depois falamos... (Já agora, o tira fumos da cozinha, dava um bom ventilador para o ATMEGA).
IMPORTANTE: Não tenho pretensões de dizer que isto é um aparelho de medida, nesta fase não conte com um aparelho preciso e fiavel, trata-se apenas de um exercicio que pode ser divertido.